22 de agosto de 2024
Alguns empresários não possuem sucessores que possam dar continuidade ao negócio, enquanto outros estão interessados em utilizar os recursos obtidos com a venda para outros fins ou desejam mudar de cidade ou país. Independentemente da razão, vender sua empresa, ou decidir sobre uma operação de M&A (Fusão e Aquisição) é uma tarefa que exige bastante cuidado e trabalho. Muitos empresários temem alguns dos riscos envolvidos na venda da empresa, mas seguindo algumas orientações é possível dar andamento ao processo com tranquilidade e obter sucesso no final. Para ajudá-lo nessa missão, confira algumas dicas que preparamos para que você consiga vender sua empresa da melhor forma possível.
Avalie com cuidado
O primeiro passo, que é também um dos mais importantes, na hora de vendar uma empresa é fazer uma Avaliação da Empresa (Valuation) de forma precisa e obter por ela o maior valor possível. Embora o próprio empresário possa precificar seu negócio usando diferentes metodologias de Valuation (Avaliação de Empresas), a mais recomendada forma de avaliar uma empresa é contratando uma assessoria em M&A (Fusões e Aquisições) que avaliará pontos como balanço patrimonial, demonstrativos de resultados, projeções de venda, contratos com clientes e fornecedores, elaborar as projeções dos resultados (EBITDA, geração de caixa) riscos envolvidos e outros fatores para definir a Avaliação da Empresa voltada para mercado. Independentemente de quem conduza a avaliação, é primordial levar em consideração também os ativos intangíveis (como o valor da marca da empresa), a sua carteira de clientes e os processos que já possui em andamento e podem trazer aumentos de receita no futuro. Lembre-se que todos esses os métodos de Avaliação de Empresa (FCD, múltiplos, etc.) podem ser aproveitados de forma complementar para alcançar um preço mais realista e, ainda assim, vantajoso para o empresário. O correto é ter toda a preparação antes de sentar com um grupo comprador ou investidor para seguir em um operação de M&A (Fusões e Aquisições).
Coloque a casa em ordem
Vender sua empresa ou fazer uma fusão, em muitos aspectos, é como vender uma casa. Ao receber potenciais compradores, você vai querer deixar tudo em ordem para que o valor do bem seja percebido em todo seu potencial. Dessa forma, mesmo que você não tenha nenhum interesse em continuar administrando o negócio, é importante deixar registros e relatórios atualizados e os projetos e processos bem encaminhados. Também busque, sempre que possível, solucionar pendências judiciais e débitos em aberto para evitar problemas mais adiante. Ter um relatório gerencial apresentado de forma clara todas as receitas, custos e despesas, com apuração fidedigna dos resultados e elaborar proteções de resultados claras com embasamento é primordial. Um bom assessor de M&A (Merger and Acquisitons) pode ter conhecimentos valiosos do mercado para fazer uma Avaliação de Empresas e te auxiliar no processo de venda.
Obtenha uma boa oferta
Quase tão importante quanto encontrar um preço ideal é oferecer um plano de pagamento condizente com o mercado. Mesmo quando se trata de empresas referências no seu setor, sem dívidas, sem passivos, contingências ou com bons resultados operacionais, é raríssimo que uma negócio seja comprado à vista ou que não tenha uma parcela retida. Pense até onde você poderá negociar os valores de entrada, parcelas ou outros acordos (como permutas e cessões) para que a oferta seja mais atrativa para o comprador. Mesmo encontrando muitos interessados, lembre-se de conferir a capacidade financeira do comprador, evitando problemas como a inadimplência ou disputas judiciais.
Guarde as informações
Lembre-se vender uma empresa, ou passar por uma operação de M&A (Fusões e Aquisições), é um processo delicado e, por isso, exige a manutenção de muitas informações em sigilo até que seja totalmente concluído e que tenha contratos como NDA (Non Disclosure Agreement). Lembre-se que alguns falsos interessados podem tentar obter dados sigilosos sobre a sua empresa ou até mesmo desvalorizá-la. Evite espalhar números e informações para quem não estiver diretamente relacionado ao processo, mesmo que sejam funcionários ou pessoas próximas. Apenas os sócios e seu M&A Advisor, e consultores de compra e venda de empresas e em fusões e aquisições saberá quando é hora de abrir dados sigilosos e pedir um NDA ao interessado.
Divulgação
Quando tudo estiver pronto para a venda da empresa, será preciso encontrar possíveis grupos compradores ou investidores. Quem podem ser grupos estratégicos ou financeiros. Para isso, antes é preciso definir a melhor forma de atingir este público-alvo. É possível usar contatos pessoais, sites especializados, jornais e revistas, investidores-anjo ou fundos de investidores e Private Equity. Mas o mais recomendado é buscar um especialista no setor de M&A (Fusões e Aquisições), o que chamamos de Advisor para conduzir todo o processo.
Pesquise e verifique quais são aqueles mais adequados para seu porte e segmento de atuação. Mesmo quando se trata de vender empresas médias e pequenas, a venda de um negócio pode ser bem mais complexa do que o empreendedor imagina. Por isso, além de seguir essas dicas, procure ajuda profissional para que os documentos e contratos sejam preparados de forma adequada, para que sua empresa seja valorizada de forma justa e vantajosa e para que a interação com os compradores possa fluir de forma produtiva.
Quando chegar a hora de vender sua empresa, o mais aconselhado é procurar um especialista, fazer uma excelente Avaliação de Empresa e deixar o mesmo prospector um investidor ou comprador. Foque na operação do seu negócio.
Por: Franklin Tomich
FT Aquisições, assessoria em M&A
e venda de empresas