9 de janeiro de 2020
Em nota de Comunicado Importante, a Distribuidora Expressa, anunciou a venda de 100% das participações da empresa, para o Grupo Mafra, que vem em uma agenda agressiva de aquisições de empresas no setor de saúde. A assinatura foi no último dia 27 de dezembro de 2019.
A operação da venda da empresa está sujeita a aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência). Até aprovação, as empresas anunciaram que manterão suas operações de forma totalmente independentes e mantendo a qualidade da prestação dos serviços.
A Expressa, que originalmente iniciou-se como farmácia, em 1984 em Salvado, hoje é uma das maiores distribuidoras de medicamentos do Brasil, com sede no Distrito Federal, a empresa conta com mais de 250 colaboradores e receita bruta na ordem de R$ 1,5 bilhão (2018), atuando em 27 estados da federação.
O Grupo Mafra, fundado em 1996, conta com receitas acima de R$ 3 bi e mais de 3 mil colaboradores. O grupo que hoje é um dos maiores grupos do setor de saúde do Brasil, e líder na distribuição de medicamentos e produtos para saúde. As atividades do Grupo Mafra incluem o comércio atacadista de medicamentos, inclusive os de controle especial, materiais de uso hospitalar, produtos relacionados à higiene, fraldas descartáveis, cosméticos e, ainda, máquinas, aparelhos e equipamentos odonto e médico-hospitalares e laboratoriais. O grupo está presente em 90% dos leitos hospitalares do país e a única companhia do mercado da saúde nacional que atua de forma integrada, desde a fabricação até a entrega aos clientes finais.
O Grupo vem atuando forte tanto no crescimento orgânico quanto através de operações de M&A (Fusões e Aquisições) na compra de empresas de outros importantes players. Hoje a empresa detêm as marcas Mafra Hospitalar, Cremer, Health Log, Tecnocold.
Fontes: Comunicado Expressa e Comunicado ao Mercado Mafra
Data: 9 de janeiro de 2020
Escrito por: FT News,
tudo sobre M&A (Fusões e Aquisições) e compra e venda de empresas.