22 de novembro de 2018
O grupo de energia francês, Total, comprou a empresa mineira de postos de combustíveis, do governador eleito pelo partido Novo de Minas Gerais, Romeu Zema em uma operação de M&A (Fusão e Aquisição)
A operação de compra da empresa (M&A) é avaliada em torno de R$ 500 milhões, e inclui apenas a rede de combustíveis, Zema Petróleo, com aproximadamente 280 postos de gasolina e as lojas de conveniência.
A empresa foi fundada em 1923 em Araxá, MG e em 2017 teve um faturamento de R$ 4,4 bilhões, onde inclui além das rede de combustíveis, uma rede de eletrodomésticos, auto-peças, locadora, concessionárias de veículos dentre outros que não fazem parte da operação.
A Total é uma das maiores empresas no setor de energia mundial que produz e comercializa combustíveis, gás natural e eletricidade de baixo carbono, com 100 mil funcionários. Com ativos em mais de 130 países, a ambição da empresa é se tornar a principal empresa de energia do mundo. A empresa já opera no país desde 1975 no setor de petróleo, sendo sócia com 20 por cento de participação na área de Libra, a maior reserva petrolífera do país, em parceria com a Petrobras.
Os valores da venda da empresa (M&A, Fusão e Aquisição) não foram divulgados ao mercado.
Escrito por: FT Aquisições, especialista em assessoria a fusões e aquisições
e captação de fundos de investimentos.
Fontes: Reuters, Estado de Minas, Hoje em Dia.
Data: 22 de novembro 2018