4 de julho de 2016
Em operação de M&A (Fusão e Aquisição), a Camargo Côrrea aceitou vender sua participação de 23% no bloco de controle da CPFL Energia para a gigante estatal chinesa State Grid Corp. O negócio foi avaliado em 5,85 bilhões de reais, com preço por ação em 25 reais. O valor de mercado da CPFL é de aproximadamente R$ 20 bilhões.
Especula-se que a empresa usará os recursos para reduzir seu endividamento e também como reserva para pagamento de pesadas multas. No passado a empresa tinha posto a venda outros ativos, como Alpargatas (dona da Havaianas) e divisão de cimento InterCement.
A celebração do acordo ainda depende de conclusão de due diligence (auditoria para operações de M&A) a ser conduzida pela State Grid na CPFL Energia e suas subsidiárias. Também é necessário aceno positivo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Caso seja concretizado, a State Grid passará ao bloco de controle da CPFL Energia, ao lado da Previ, que tem 29,4 por cento, além de Fundação Cesp, Petros, Sistel e Sabesprev que juntos possuem 15,1 por cento da companhia, segundo informações no site da CPFL.
Escrito por: FT News
Fontes: Reuters, InfoMoney e Valor
Data: 16 julho 2016