Artigos

23 de agosto de 2024

Como calcular o EBITDA da sua empresa?

Hoje em um processo de venda de uma empresa em uma operação de M&A (Fusões e Aquisições), uma das metodologias mais utilizadas para avaliar uma empresa (Valuation) é o múltiplo de EBITDA (earnings before interest, taxes, depreciation and amortization) ou em português, LAJIDA (Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização).

Nestes anos de experiência em processos de M&A (Fusões e Aquisições), percebi que vários empresários ainda tem dificuldade em obter e analisar o EBITDA da sua empresa ou mesmo o desconhece, o que impacta no Valuation da Empresa.

Assim resolvi, de uma forma resumida, como calcular este importante índice, seja para avaliar seu negócio, ou para captação de recursos financeiros no mercado ou mesmo para análise da saúde operacional e financeira da sua empresa e por fim ter este importante índice caso tenha interesse numa operação de M&A  (fusão e aquisição).

Este índice também pode e deve ser utilizado para comparar as empresas quanto à eficiência dentro de um determinado segmento de mercado. Assim pode se comparar como esta sua empresa perante outros grandes players de capital aberto por exemplo.

Em linhas gerais, o EBITDA representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos.

Difere do EBIT, conhecido como o lucro na atividade, no que se refere à depreciação e amortização, pois o EBIT considera estes efeitos contábeis.

A utilização do EBITDA ganha importância, porque analisar apenas o resultado final da empresa (lucro ou prejuízo) muitas vezes tem sido insuficiente para avaliar seu real desempenho em um dado período, já que muitas vezes é influenciado por fatores difíceis de serem mensurados.

Bom, após apresentação do índice vamos ao cálculo do Ebitda.

Talvez a maneira mais fácil de conseguir este índice seja através do DRE (Demonstrativo de Resultados) da sua empresa, conforme abaixo:

 RECEITA BRUTA

Vendas de Produtos, Mercadorias e/ou Serviços

 (-) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA

 Devoluções de Vendas, Abatimentos, Impostos e Contribuições sobre Vendas

 = RECEITA LÍQUIDA

 (-) CUSTOS TOTAL DAS VENDAS

 Custo dos Produtos Vendidos, Mercadorias ou dos Serviços Prestados

 = LUCRO BRUTO

 (-) DESPESAS OPERACIONAIS

 Despesas com Vendas, Administrativas, etc

 = LUCRO OPERACIONAL (será utilizado no cálculo do EBITDA)

 (-) DESPESAS FINANCEIRAS LÍQUIDAS

 Despesas Financeiras

 (-) Receitas Financeiras

 Variações Monetárias e Cambiais Passivas

 (-) Variações Monetárias e Cambiais Ativas

 OUTRAS RECEITAS E DESPESAS

 Resultado da Equivalência Patrimonial

Venda de Bens e Direitos do Ativo Não Circulante

(-) Custo da Venda de Bens e Direitos do Ativo Não Circulante

= RESULTADO OPERACIONAL ANTES DO IR E CSLL

(-) Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre o Lucro

 = LUCRO LÍQUIDO ANTES DAS PARTICIPAÇÕES

(-) Debêntures, Empregados, Participações de Administradores, Partes Beneficiárias, Fundos de Assistência e Previdência para Empregados

 (=) RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO

 

VALOR DO EBITDA

EBITDA = LUCRO OPERACIONAL + DEPRECIAÇÃO + AMORTIZAÇÃO (em reais)

MARGEM DO EBITDA = EBITDA / RECEITA LÍQUIDA DE VENDAS (em %)

A depreciação e a amortização são somados pois não representam saída de caixa. Caso as despesas financeiras no DRE estejam lançadas nas despesas operacionais, e não após o Lucro Operacional a mesma também deverá ser adicionadas na fórmula do EBITDA.

Nota: Alguns analistas tem considerado o EBITDA um substituto do fluxo de caixa, o que é incorreto.

Para calcular o valor da sua empresa, dentre diversas metodologias de Valuation tais como fluxo de caixa descontado, múltiplo de renda, múltiplo de EBIT, etc, temos o múltiplo de EBITDA que pode variar de acordo com o mercado, setor, dentre outros. Assim um bom avaliador de empresa poderá definir qual múltiplo utilizar para seu negócio.

VALUATION (Avaliação da Empresa por múltiplo de Ebitda)

Para calcular o valor de uma empresa usando o EBITDA, você pode aplicar um múltiplo que reflete o valor de mercado típico para empresas similares no setor.

O cálculo é simples: basta multiplicar o EBITDA da empresa pelo múltiplo correspondente. Por exemplo, se o EBITDA anual da empresa é R$ 5 milhões e o múltiplo do setor é 6x, o valor estimado da empresa seria R$ 30 milhões. Esse método é amplamente utilizado porque o EBITDA remove efeitos de decisões de financiamento, impostos e depreciação, oferecendo uma visão mais clara do desempenho operacional da empresa.

Como definir o Múltiplo?

O múltiplo de EBITDA é geralmente obtido a partir de transações recentes de empresas comparáveis no mesmo setor ou de análises de mercado. Para determinar o múltiplo ideal, você pode analisar relatórios de Valuation, dados de fusões e aquisições (M&A), ou informações de empresas listadas na bolsa de valores que sejam similares em tamanho e modelo de negócio. Além disso, bancos de investimento e consultorias financeiras frequentemente publicam estudos setoriais com os múltiplos médios. Esses múltiplos podem variar dependendo do crescimento esperado, lucratividade e risco associado ao setor em que a empresa opera.

Escrito por: Franklin Tomich

Especialista em M&A (Fusões e Aquisições) e Private Equity, Compra e venda de empresas, Valuation.

Prof. de M&A no MBA Mercado de Capitais na PUC-MG, Mestre em Finanças pela Fund. Dom Cabral

 

Voltar para todos artigos

Confira nossas oportunidades de negócios