Ambev e seu apetite por aquisições de cervejarias artesanais (M&A, Fusões e Aquisições)
O grupo AB Inbev, não perde o apetite por aquisições e possui diversas operações de M&A (Fusões e Aquisições) nos últimos anos. Desta vez foi a compra da cervejaria belga Bosteels, fabricante das cervejarias artesanais Tripel Karmeliet, Kwak e Deus. A empresa foi fundada em 1791 e por 7 gerações pertencia a família do fundador Evaristo Bosteels.
Pelas estimativas de mercado, os rumores são que a AB InBev tenha pago cerca de 200 milhões de euros.
Outros grupos como a Heineken e a Duvel Moortat vinham demonstrando interesse na Bosteels.
A Anheuser-Busch InBev é uma empresa multinacional belga-brasileira de bebidas e cervejas formado em 2004 pela fusão da belga Interbrew e a brasileira Ambev.
Veja em nosso post a lista de outras aquisições do grupo:
https://ftaquisicao.azurewebsites.net/posts/Ambev
E o que é M&A (Fusões e Aquisições)
M&A, sigla para “Mergers and Acquisitions” (Fusões e Aquisições), refere-se ao processo de combinação de duas ou mais empresas em uma única entidade (fusão) ou à compra de uma empresa por outra (aquisição). Essa estratégia é amplamente utilizada no mundo corporativo como uma forma de expandir operações, obter novas tecnologias, acessar novos mercados ou ganhar vantagem competitiva. M&A envolve uma análise detalhada dos aspectos financeiros, operacionais e legais das empresas envolvidas, e a transação pode ser amigável ou hostil, dependendo da aceitação das partes.
Para grandes empresas, M&A é estratégico porque permite crescimento rápido e eficiência. Ao adquirir uma concorrente ou se fundir com outra companhia, a empresa pode aumentar sua participação de mercado, eliminar competidores ou diversificar seus negócios. Além disso, pode gerar sinergias que resultam em economias de escala e otimização de recursos. Em um ambiente econômico globalizado e competitivo, as fusões e aquisições tornam-se uma ferramenta importante para assegurar a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo das grandes corporações.
Por: FT News
Fontes: Deredactie.be e The Street