12 de maio de 2016
A Kroton Educacional SA, maior empresa do setor educacional com fins lucrativos no Brasil, vê boas possibilidades de novas aquisições no país, principalmente se o governo federal melhorar a perspectivas de crédito educacional para estudantes. Para se ter uma ideia da importância do financiamento dos estudantes, mais de 30% da base de alunos da Kroton utilizam o FIES.
Agora não se fala em se haverá novas aquisições, mas quando teremos novas rodadas de fusões e aquisições no Brasil no setor educacional. O que atrapalhou esta onda nos últimos tempos, levando o mais baixo nível de transações nos últimos anos, foi a crise política e a preocupação com a recessão.
Hoje para Kroton a justificativa para novas aquisições seria geográfica, podendo expandir para Norte e Nordeste e também para o Centro-Oeste, onde vai analisar eventuais aquisições por ser uma região rica em agricultura.
Em 2013 a Kroton pagou 5 bilhões de reais pela Anhanguera Educacional SA., nascendo a maior empresa do setor educacional no mundo, avaliada em 13 bilhões de reais. Esta operação de M&A (fusão e aquisição) apesar de grandiosa, foi apenas mais uma das diversas aquisições de faculdades ou universidades feitas pela Kroton desde 2011, de lá para cá já foram mais de 5 aquisições sem prazo para acabar onde destacam-se também ensino à distância.
Adicionado por: Franklin Tomich
Fonte: Reuters, Infomoney e Bloomberg