15 de janeiro de 2019
Em mais uma operação de M&A (Merger and Acquisition ou Fusões e Aquisições) no setor de energia, a CGN Energy, holding de investimentos em ativos não nucleares da chinesa CGN, fundada em 1994, realizou a aquisição de 100% dos ativos de geração de energia solar e eólica detidos pela Enel Green Power, pelo valor de R$2,9 bilhões.
Os ativos negociados na operação de M&A (Fusões e Aquisições) com a chinesa foram as usinas solares de Nova Olinda, no Piauí e Lapa na Bahia e parque eólico Cristalandia na Bahia.
O fechamento da operação de fusão e aquisição (M&A) é esperado para terceiro trimestre de 2019 e está sujeito a aprovação de autoridades antitruste.
A China é o maior investidor estrangeiro no setor de energia no Brasil. A CPFL, maior distribuidora de energia do país, é controlada pela China State Grid. E a Shandong Electric Power Construction Corporation, subsidiária da PowerChina, está construindo uma linha de transmissão de tensão ultra-alta conectando usinas hidrelétricas no norte às principais cidades do sul.
Para esta transação, o múltiplo de Ebitda utilizado no negócio não foi divulgado.
Fontes: Época Negócios, Click Petróleo
Escrito por: FT News
Data: 15 de janeiro de 2019