L’Oréal compra marca de perfumes Atelier Cologne, através de M&A (Fusão e Aquisição)
A gigante francesa L’Oréal, maior empresa de cosméticos do mundo, com faturamento anual superior a 15 bi de euros, anunciou a assinatura do acordo para comprar a empresa (M&A) de perfumes Atelier Cologne, fundada em 2009 na França, pelo casal Sylvie Ganter e Christophe Cervasel.
A Atelier está presente em mais de 800 pontos de venda, com seus produtos distribuídos em perfumarias de 40 países e nos sites de comercio eletrônico. A marca tem 6 lojas próprias, sendo 3 na França, 2 nos Estados Unidos e 1 em Hong Kong.
A L’Oréal, detêm marcas famosas de perfumes como Armani Privé, Diesel, YSL, Le Vestiaire des Parfums by Yves Saint Laurent, Maison Lancôme, Replica by Maison Margiela e Ralph Lauren Collection.
Até o momento, os valores ou detalhes da transação do M&A (Fusão e Aquisição) não foram divulgados.
E o que é M&A (Fusões e Aquisições)
M&A, sigla para “Mergers and Acquisitions” (Fusões e Aquisições), refere-se ao processo de combinação de duas ou mais empresas em uma única entidade (fusão) ou à compra de uma empresa por outra (aquisição). Essa estratégia é amplamente utilizada no mundo corporativo como uma forma de expandir operações, obter novas tecnologias, acessar novos mercados ou ganhar vantagem competitiva. M&A envolve uma análise detalhada dos aspectos financeiros, operacionais e legais das empresas envolvidas, e a transação pode ser amigável ou hostil, dependendo da aceitação das partes.
Para grandes empresas, M&A é estratégico porque permite crescimento rápido e eficiência. Ao adquirir uma concorrente ou se fundir com outra companhia, a empresa pode aumentar sua participação de mercado, eliminar competidores ou diversificar seus negócios. Além disso, pode gerar sinergias que resultam em economias de escala e otimização de recursos. Em um ambiente econômico globalizado e competitivo, as fusões e aquisições tornam-se uma ferramenta importante para assegurar a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo das grandes corporações.
Escrito por: FT News
Fontes: Loreal Finance e FashionMag
Data: 1 julho 2016