7 de junho de 2016
O Citigroup anunciou que vai sair do varejo bancário brasileiro, mantendo no país apenas o atendimento aos clientes corporativos e àqueles com grandes fortuna, no segmento private. Esse movimento de venda da empresa não ocorre apenas no Brasil, o banco americano venderá seus ativos também na Argentina e na Colômbia.
O Santander e o Itaú Unibanco são os principais interessados na compra das operações brasileiras do Citi em eventual operação de Fusão ou Aquisição (M&A). Os interessados devem apresentar suas primeiras propostas de compra na primeira quinzena de junho, podendo escolher quais ativos desejam ficar. Segundo fontes a XP investimentos, que havia declarado interesse, deverá ficar de fora e o Bradesco devido a compra do HSBC também não deve participar.
O Citi no Brasil tinha um total de ativos de R$ 76 bilhões e estava na décima posição no ranking de maiores bancos por ativos.
Caso um banco nacional compre o Citi, a operação de M&A (Fusão e Aquisição) terá de ser avaliada não apenas pelo BC, mas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Por: FT News
Fontes: Bloomberg, Valor e Isto é Dinheiro
Data: 7 de junho 2016