23 de janeiro de 2023
O grupo português Nors , através da Agro New, em uma operação de M&A (fusões e aquisições) no Brasil, para adquirir 100% da brasileira Agrofito Case Máquinas Agrícolas Ltda, empresa localizada no Mato Grosso, com mais de 4o anos de mercado e que atua na distribuição de equipamentos agrícolas, como venda de tratores, pulverizadores, equipamentos de plantação e ceifeiras.
A Agrofito é também uma concessionária de máquinas agrícolas fabricadas pela Case IH, com atuação especificamente em parte do estado do Mato Grosso. A Agrofito atua na venda de tratores de rodas, plantadeiras, pulverizadores, colheitadeiras de grãos e colhedoras de algodão, utilizados na agropecuária, suas partes integrantes e peças de reposição, além de prestar serviços de assistência técnica com relação a esses equipamentos.
A Nors é uma empresa familiar desde a fundação e está atualmente presente em 17 países de quatro continentes, como Portugal, Canadá, Brasil, EUA, Angola, Turquia, Espanha e Áustria.
A empresa possui em torno de 4.000 colaboradores em todo o mundo e um volume de negócios agregado superior a 2,5 mil milhões de euros. A sua subsidiária, a Agro New é uma concessionária de máquinas agrícolas fabricadas pela Case IH, com atuação especificamente no interior do estado de São Paulo. A empresa atua na venda de máquinas agrícolas (colhedoras, colheitadeiras, tratores, pulverizadores e plantadeiras) novas e usadas e implementos, peças e pneus, veículos ATVs e UTVs (quadriciclos), e equipamentos para agricultura de precisão, além de prestar serviços de manutenção de tais equipamentos.
Para o Grupo Nors, a operação de M&A (fusões e aquisições) representa uma oportunidade de expansão de sua atuação para o estado do Mato Grosso. Para os Vendedores da empresa, Agrofito, a operação representa uma oportunidade de liquidar seu investimento na empresa alvo, em razão da inexistência de sucessão familiar, o que possivelmente compromete a longevidade da Agrofito.
A aquisição, cujo valor não foi adiantado pelas partes, será concluída após aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Económica do Brasil (CADE), o que deverá ocorrer num prazo de 45 dias. O CADE atua em operações de M&A (Merger and Acquisition), onde o grupo comprador (BuySide) fatura acima de 750 milhões ano e os vendedores (SellSide) fatura acima de 75 milhões ano.
Escrito por: FT News, tudo sobre M&A e compra e venda de empresas
Fontes: Agro New, Sapo, Cade.
Data: 23 de janeiro de 2023